sexta-feira, dezembro 28, 2012

Pausa no Blog para a virada de ano. Feliz 2013

O blog fará uma pausa para a virada e se despede dos leitores. O ano de 2012 foi um teste e exigiu paciência de monge budista com o mercado de trabalho em cardiologia e ecocardiografia. Conhecemos tubarões, infelizmente diplomados em medicina, que usam os métodos de imagem como meio de exploração de colegas e reconhecemos médicos frustados que culpam os métodos de imagem pelo custo da medicina. O paciente sobreviveu à todos, graças a 90% dos médicos que ainda praticam medicina e colocam o paciente em primeiro lugar. Ao contrário do que parece, médicos com M maiúsculo não vão desaparecer. Vão de fato acordar e exigir melhores pagamentos. A medicina não é um produto comum, como pasta de dente, as leis de mercado devem ser barradas pela ética. Ajuda muito acreditar que agora o D.I.C caminha junto com os ecocardiografistas e deixou de ser a realeza figurativa. Vamos cuidar do que é nosso e proteger os pacientes. Feliz 2013!!!!

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Cinco previsões para a Ecocardiografia em 2013

1- Seremos em menor número que as necessidades do mercado de ecocardiografia. Fora das grandes capitais, principalmente. O número de solicitações de ecocardiograma aumenta exponencialmente até nos serviços públicos e não teremos ecocardiografistas! .......................................................................................2- Os planos de saúde irão pressionar os executores de exames diagnósticos, como acontece em Campinas, para diminuir ou congelar o repasse para o exame. CBHPM? Um sonho distante para os exames de imagem. .......................................................................................3- Os portáteis mais básicos perderão espaço para portáteis intermediários que cairão para um custo abaixo de 100 mil. .......................................................................................4- O método de Strain será difundido entre os usuários mais pelo seu baixo custo do que por seu uso. .......................................................................................5- O Eco de esforço não precisará mais provar sua superioridade ao exame farmacológico no Brasil, dez anos após esse assunto ser definido na Europa e EUA.,

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Feliz Natal para todos os leitores do blog.

O final de um ano como o de 2012 nos deixa felizes e otimistas. O mundo da ecocardiografia não acabou. Os portáteis se espalham como formigas, o 3D vai de vento em popa, o ecocardiograma não é estrela de nenhum congresso mas é assunto de todos os cardiologistas.
A equipe da EchoTalk deseja um feliz Natal para todos!

quarta-feira, dezembro 19, 2012

Imprimir fotos com custo baixo II

Outra opção de baixo custo, lembrado pelo leitor Marcos, é o Bulk Ink.(Aqui)

2012: Cinco melhores notícias do ano.

1- O DIC virou o departamento dos sonhos dos ecocardiografistas nacionais! Atendendo a TODOS os pedidos dos leitores do blog aos longo dos anos e provando que o apoio a eleição do presidente Jorge Assef foi uma decisão mais do que acertada!
2- A Siemens consegui fabricar um 3D de verdade! O SC2000 mostrou no blog que 3D é outra coisa!!!.......................................................................... ............................................................................................................................. 3- O Vscan faz sucesso nas mãos de emergencistas e intensivistas e passa a ser fundamental no manejo do paciente grave.
............................................................................................... 4- O Strain virou uma mania na ecocardiografia! Método para pesquisa, o estudo da deformação miocárdica começa a ser usado na clínica e atinge o ecocardiografista não acadêmico. .............................................................................................
................................................................................................................................................................ 5- Máquinas portáteis são de ponta , medianas ou simples. Todos podem ter um portátil e os mais exigentes podem ter um super portátil. ........................................................................................................

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Imprimir fotos é fundamental, economize imprimindo: Impressora Tanque de Tinta


Muitos colegas reduzem os custos do laudo de Eco com a economia de fotos impressas. Alguns nem usam fotos!!! Nada mais errado e arriscado. As fotos servem para proteção do ecocardiografista. Invista em impressoras mais econômicas e economize em processos.

2012: Cinco melhores artigos do ano no blog

Função do VD. ................................................................................................................................................................................. Diástole no pós infarto.................................................................................................................................................................................................... Modo M Color da disfunção diastólica........................................................................................................................................................ Eco de Esforço e pressão arterial..........................................................................................................Hemorragia na placa ....................................................................................................................................

Trombos: Para não haver dúvida

quinta-feira, dezembro 13, 2012

terça-feira, dezembro 11, 2012

Dia a dia da Diástole no pós Infarto

Serial Doppler Echocardiographic Assessment of Diastolic Dysfunction during Acute Myocardial Infarction .
Conclusions: During STEMI, contrary to findings in stable patients, the predominant Doppler manifestation of the severe diastolic dysfunction and elevated LVEDP was an abnormal relaxation mitral inflow pattern accompanied by E/E' ratios of 8–15. Serial Doppler assessment suggests incomplete diastolic recovery following STEMI. .
Despite the presence of severe diastolic dysfunction and elevated LVEDP, the predominant mitral inflow pattern during acute STEMI was an abnormal relaxation pattern (E/A ratio < 1). This is accompanied by only modestly reduced TDI-derived early diastolic velocities (E'), obtained from the mitral annulus, resulting in observed E/E' ratios in the indeterminate range 8–15 in the majority of patients. Furthermore, serial tissue Doppler assessment shows persistence of diastolic dysfunction at 3 days and then at 1 year follow-up despite successful revascularization. .
Na fase aguda do Infarto a perda de área contrátil é compensada parcialmente pelo aumento da frequencia cardíaca. O enchimento ventricular as custas de pressões atriais elevadas vai se instalando gradualmente. O Eco mostra tudo!

LOGIQ E9 Ergonomics: Desejo do Ecocardiografista?


Por enquanto, na votação ao lado, o E9 figura como aparelho dos sonhos dos leitores do blog. Vote!

Enhanced Visualization - A busca eterna pelas bordas.


Para avaliar contratilidade a definição de bordas é de importância relativa. Prova disso é a sensibilidade do Ecostresse ser 85% há 30 anos, independente do avanço tecnológico. Mas para fazer o Strain, a diferença é enorme. Finalmente as fábricas descobriram um motivo para você investir em um aparelho de ponta!!!

4D Strain Quantification


Antes de entendermos completamente o Strain 2D, seu substituto já surge. (4D). Aqui

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Estenose aórtica: Gradiente Máximo, Médio, área ou área indexada?

Background: Previous studies have reported inconsistencies between echocardiographic parameters of severity in aortic valve stenosis (AS). Peak aortic valve velocity (Vmax) strongly predicts outcome in AS patients. This study was therefore designed to identify the cutoff values of echocardiographic parameters of severity corresponding to a Vmax ≥ 3 m/sec, ≥4 m/sec, 5 m/sec, or 5.50 m/sec in a large cohort of patients with normal flow (NF) AS. Methods and Results: We retrospectively reviewed the echocardiograms of 528 consecutive patients with normal flow (NF) AS, left ventricular (LV) ejection fraction ≥0.50, and NF (stroke volume index > 35 mL/m²). The values of mean pressure gradient (MPG), aortic valve area (AVA), and indexed aortic valve area (IAVA) corresponding to Vmax ≥ 3 m/sec obtained from receiver operating characteristic (ROC) curves analysis were 22 mmHg, 1.15 cm2, and 0.60 cm2/m2, respectively. While a cutoff of Vmax ≥ 4 m/sec to define severe AS was consistent with a value of 39 mmHg for MPG, corresponding values for AVA and IAVA of 0.90 cm² and 0.48 cm²/m², respectively, were substantially different from those recommended in current guidelines. MPG ≥60 and 65 mmHg, AVA ≤0.76 and ≤0.68 cm², and IAVA ≤0.41 and ≤0.35 cm2/m2 were related to a Vmax ≥5 and ≥5.5 m/sec (very severe AS), respectively. Conclusions: Guidelines recommended cutoff values for AVA and IAVA are not consistent with those of Vmax and MPG. The results of this study may serve as safeguard in case of apparent inconsistencies between echocardiographic parameters of severity in NF AS. .
Todos os parâmetros isolados têm falhas. Ou é a máxima só momentânea, a média com frequência cardíaca elevada, área calculada com erro, área indexada com propagaçâo do erro...Só mesmo juntando todas com as ressalvas necessárias para um diagnóstico correto.

Gente grande: MyLab Seven

Quanto de tecnologia um aparelho deve ter para ser considerado topo de linha? Qual a qualidade mínima para ser um aparelho de ponta?
Testei o aparelho acima. O modo B é muito bom, é um aparelho rápido, pode ligar Color, Pulsado e Imagem ao mesmo tempo que cicla bem, qualidade de Doppler e o bom software de Strain da Esaote. Agora é só uma questão de preço para se posicionar no mercado.

Os leitores querem notícias frescas

A maioria dos leitores votantes visita o blog toda semana e quer novidades. Três vezes por semana eles têm o que procuram!

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Diástole e Fibrilação Atrial

Diastolic Dysfunction and Risk of Atrial Fibrillation Circulation. 2012; 126: 2353-2362
Conclusions Diastolic dysfunction presents a potentially important link between many common risk factors, such as hypertension, age, obesity, and diabetes mellitus, and the development of AF. Clinical studies of diastolic dysfunction and the risk of nonvalvular AF in populations without structural heart disease suggest that increased filling pressures and LA dilation may represent important mechanisms of disease. Among the mechanisms through which diastolic dysfunction may increase the risk of AF, increased atrial afterload, atrial myocyte stretching, and atrial wall stress are important potential connections.
O assunto fibrilação atrial dominou os congressos deste ano. Pouco se falou, no entanto, do papel da disfunção diastólica na gênese da FA. O estiramento das fibras provocado pela sobrecarga do átrio, têm importância única. Como a disfunção diastólica é a dependência cada vez maior do ventrículo, em relação ao átrio, para encher e ejetar, quanto menos sangue é sugado para o ventrículo e precisa ser empurrado para o câmara ventricular, mais o átrio estará sujeito à arritmia. Uma boa medida de prevenção da FA seria aliviar o trabalho do átrio esquerdo.