segunda-feira, outubro 08, 2012
Recordar é preciso (Convidados): Miocardiopatia Diabética.
Enviado por Ana Feijão.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Miocardiopatia Diabética
Diabetes mellitus é um distúrbio que consiste na resposta secretória defeituosa ou deficiente de insulina, manifestando-se pela utilização inadequada de glicose pelos tecidos com consequente hiperglicemia. A miocardiopatia diabética é uma doença do músculo cardíaco causada pelo diabetes mellitus e não relacionada com as patologias vascular, valvular ou com a hipertensão arterial sistémica.
O ecocardiograma é o exame mais indicado, considerando custo e benefício.
Apresentação ecocardiográfica:
- hipertrofia do VE pode ser observada em até um terço dos pacientes com DM tipo 2 (independentemente dos valores da pressão arterial ou do uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina).
- disfunção diastólica assintomática na fase inicial, com fração de ejeção normal em até 75% dos pacientes diabéticos (ainda não está definido se as anormalidades da função diastólica são decorrentesda hipertrofia das paredes ventriculares ou da hiperglicemia).
- com a utilização de técnicas ecocardiográficas mais sofisticadas, foi demonstrada também disfunção sistólica do VE em pacientes diabéticos com fração de ejeção normal. O comprometimento da função sistólica, habitualmente, é tardio.
"O diagnóstico definitivo de miocardiopatia diabética é difícil de ser estabelecido, principalmente porque os sinais, sintomas e achados de exames diagnósticos são inespecíficos."
.
Fonte aqui.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados