.
Corrupção difundida
Um levantamento feito pelo Institute of Professionales, Managers and Specialists (Instituto de Profissionais, Administradores e Especialistas) revelou que a corrupção da ciência pelos interesses comerciais está amplamente difundida. Um terço dos cientistas que trabalham para laboratórios recentemente privatizados admitem que lhes pediram que ajustassem as conclusões de suas pesquisas para satisfazer os patrocinadores. 17% deles disseram que o ajuste havia sido solicitado para se adequar ao resultado desejado pelo patrocinador, 10% para obter novos contratos e 3%, para encorajar a publicação dos resultados. O editor do British Medical Journal, Richard Smith, oferece dois exemplos de pesquisas duvidosas.
A pesquisa da suposta coagulação do sangue pela terceira geração de anticoncepcionais orais não mostrou nenhum risco quando financiada pela indústria farmacêutica, mas um risco evidente quando paga por outras fontes.
A pesquisa não mostra nenhum risco para o fumante passivo quando é financiada pela indústria do tabaco.
O British Medical Journal atualmente insiste que os autores dos artigos relacionados a pesquisas declarem a fonte de financiamento e a existência eventual de interesses concorrentes.
Fonte: Liz Lightfoort. Daily Telegraph, 14 de fevereiro de 2000
.
Veja o livro sobre o assunto:
.
Diversas fontes alertam para o risco de aceitarmos cegamente os resultados de pesquisas financiadas por empresas fortemente interessadas no resultado positivo.
.
Em congressos, as aulas são dadas com slides das empresas!!!
Pesquisas com redução de 5% do risco relativo são apresentadas como grande benefício.
Medicações que apenas provam ser não inferiores, divulgadas como de fossem vantajosas.
.
A opinião do clínico foi suprimida pela pesquisa (muitas vezes manipulada) e a experiência clínica ficou em segundo plano. Qualquer residente cita as porcentagens de estudos ABCDEFGHIJ... (em maiúsculas sempre) e se sente seguro.
Na figura acima, são bem representados!
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados