quinta-feira, julho 21, 2011

Os piores ecocardiografistas do mundo.


.


Hoje um residente me disse que seu colega, de Maceió, afirmara que não dava para fazer o Ecostress de esforço pois as imagens não eram boas.
Perguntou-me por que, já que fazemos eco de esforço todos os dias na UNICAMP.
.
A resposta deve ser simples e triste:
- Nossos ecocardiografistas são os piores do mundo.
.
Veja na figura acima que a sensibilidade e especificidade dos modos de Stress são equivalentes.
.
Mas foram pesquisas realizadas na Europa e EUA, onde os ecocardiografistas devem ser muito melhores que os que trabalham e ensinam no Brasil.
.
Desde de 2003 as diretrizes americanas e européias definiram o Ecostress de esforço como o exame padrão, inclusive a cintilografia deve ser de esforço também!
.
Nos EUA, a maioria dos Ecostress são realizados com o esforço em esteira e na Europa a maioria prefere a bicicleta.
Tanto faz como, mas sempre a maioria com esforço.
.
Eles conseguem as imagens necessárias, fazem diagnóstico de isquemia e publicam nas melhores revistas.
.
No Brasil não, a maioria realiza Ecostress farmacológico porque somos incapazes de conseguir imagens analisáveis.
.
Incapazes...
.
Só posso torcer para a melhora do poder econômico dos ecocardiografistas locais, para que eles possam fazer um estágio na Europa ou EUA e aprendam, de uma forma definitiva, como fazer imagens de esforço.
.
Retornem ao Brasil, substituam os professores locais, e recoloquem o país pelo menos no pelotão intermediário mundial de ecocardiografia.
.

3 comentários:

  1. Para nós que fizemos a boa fama do ecostress com esforço na região de Campinas, começando em um Apogee com transdutor mecânico e captura sem S-video, falar que não dá para fazer o exame por falta de qualidade de imagem é no mínimo estranho...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:03 AM

    Culpa dos cursos de ecocardiografia de qualidade duvidosa disseminados pelo Brasil. Fiz 02 anos de ecocardiografia em um grande hospital, com cobrança, aulas e carga horária adequada. Me sinto preparado, enquanto alguns fazem cursos de 01 ano, passam na prova de título e saem por aí fazendo besteira.

    ResponderExcluir
  3. Ou será culpa dessas residências feitas em um "grande hospital, com cobrança, aulas e carga horária adequada", onde ensinam que ecostress só se for com dobuta?!

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados