sexta-feira, novembro 11, 2011

MBA para médicos, estupidificação em massa?




Tenho vários colegas que concluíram os famosos "MBAs" de gestão médica.
Terminado o curso, quase todos eles sentem-se "plena e finalmente" preparados para encarar o mercado...
Além do irritante jargão corporativo que eles insistem em proferir em qualquer rodinha de conversa , sempre com um ar de superioridade e evidente arrogância, percebo uma segurança alucinada e quase delirante de que "agora sim eles sabem o que fazer, vão dominar o mundo seguindo a cartilha do pseudo-mestrado e que todos os outros que não os seguiram nos seus cursos, não passam de idiotas fadados ao fracasso empresarial".
Pior que isso, eles parecem aprender nesses cursos que a palavra, a honra, o antigo combinado de "fio de bigode" são para os fracos, os perdedores. Não há lugar para isso no competitivo e selvagem mundo corporativo.
Acho que o MBA em sí não é o problema, mas os médicos particularmente parecem ter uma estranha dificuldade em digerir o que nele aprendem...

3 comentários:

  1. Não condeno os colegas que se aventuram na área de administração ou economia, conhecimanto nunca é demais.
    Só vejo isso como sinal dos tempos, uma era de cooptação da (outrora)arte da medicina pelo capitalismo.
    Diante do avanço de operadoras de saúde (uma delas inclusive presidida por um nobre colega de profissão) para cima das cooperativas, vejo um quadro sombrio no futuro, onde médicos com seus MBAs irão comandar a medicina.

    ResponderExcluir
  2. Também acho muito interessante a busca de conhecimentos fora da área de atuação. Comentei com o Guilherme que o efeito colateral da soberba é a intenção dos mentores do curso e nisso, fomentar soberba, eles são muito bons!!!
    Depois a maturidade fará com que entendam a real importância do conhecimento adquirido.

    ResponderExcluir
  3. Adquirir conhecimento é um ato louvável, que deve ser cultivado...
    Usar o conhecimento de forma frutífera é um ato desejável, mas dificilmente colhido!

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados