quinta-feira, dezembro 15, 2011

Cinco verdades da ecocardiografia em 2011



.
1- Aparelhos ultra portáteis como o Vscan.
Inovação tecnológica irrevogável que coloca o ultrassom nas mãos dos clínicos nos consultórios, UTI e Unidades de emergência. Aumentou a solicitação de exames completos de ecocardiografia.
2- Speckle tracker e Strain no paciente com síndrome coronária aguda.
Diagnóstico de área isquêmica em 5 minutos, na maca. Melhor que qualquer outro método e examinador independente.
3- Eco de Esforço no Brasil.
Agora, até os detratores do esforço publicam textos e artigos louvando o Eco de Esforço como a modalidade indicada e predominante.
4- 3D de uma empresa só.
Após 15 anos, só uma empresa produz o 3D adequado mas a um preço inviável. Enquanto isso, 256 detectores, Dual Source e N Tesla nas outras máquinas de imagem...
5- Inventaram a perfusão com microbolhas e injeção em bolus com adenosina(like) para detecção de isquemia nos EUA!!!!
Ou seria no Rio de Janeiro(Morcerf) há mais de 10 anos?!?!?!?.
.

Um comentário:

  1. Há seis anos assisti uma aula (excelente, por sinal) proferida pela Dra. Camarozano sobre microbolhas, quando já era feito no INCL. Será que estão reinventando o que já está inventando? Talvez a discussão deveria ser a Remuneração do Exame Contrastasto X Custo do Constraste (o que também foi discutido à epoca)... Um elogio para a Dra. Camarozano, uma referencia Ecocardiografia sob Estresse! Um elógio para os que defendem, como o Dr. Salvador Serra (DERC) e outros, o esforço físico, como sendo sendo a melhor forma de estresse para detecção de isquemia no ecocardiograma.

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados