sexta-feira, maio 17, 2013

Volume Atrial esquerdo, de novo...



Trabalho legal do pessoal de Brasília.
Gostei do valor de corte de volume atrial (32 ml/m²) e a superioridade deste (por Simpson) em relação ao diâmetro atrial na disfunção diastólica...

4 comentários:

  1. tens a referencia completa?

    ResponderExcluir
  2. Aqui:
    http://departamentos.cardiol.br/sbc-depeco/publicacoes/revista/2013/portugues/Revista02/05-artigo-baixa.pdf

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta rápida!! Aproveitando, como graduar severidade do aumento a partir de 32 ml/m2? Vc usa leve, moderado, importante / severo?

    ResponderExcluir
  4. É interessante essa nossa necessidade por números mágicos de corte para graduar tudo, ainda mais com a cobrança dos clínicos que sempre existirá...
    Primeiramente é necessário entender a natureza dos dados e sua correlação com a clínica, que é um importante detalhe que mantém o Cardiologista como o principal executante na Ecocardiografia.
    Meta-análises disponíveis mostram que abaixo de 32 ml/m² de volume atrial é baixa a correlação com eventos clínicos significativos.
    Análise conjunta de valores obtidos e correlação com achados adicionais e dados clínicos, sempre devem nortear o diagnóstico na boa prática médica, até em exames complementares. As aberrações acontecem quando tendemos a usar dados isolados.
    De qualquer maneira, usando 32-38-42 ml/m², você deve acertar uma boa parte dos exames (mas use mais parâmetros sempre!!!!).

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados