quarta-feira, julho 15, 2009

O marketing na medicina.


.
Sempre penso no formato da propaganda dos laboratórios junto aos médicos, e estou muito curioso com o resultado das novas normas da ANVISA.
.
Custumo dizer para alguns raros amigos representantes de laboratório, que ser diretor de marketing nessa área é como uma aposentadoria na ativa.
Não precisa criar novas abordagens, é só fazer o de sempre. Caso não lembre, copie do vizinho.
.
Entre uma visita de uma fábrica ou outra, nada de diferente.
Amostra, folder colorido, conversa e aproximação.
Nos últimos 15 anos foi assim...
.
Mini-conferências agora estão na moda, para todos.
Reunião de 8 a 10 médicos com uma palestra rápida, dada por um prescritor ou futuro prescritor da marca.
Jantar, bebida e conversa. Não é ruim, só é repetitivo.
.
Para variar, conferências maiores, com um palestrante de nome.
Palestra mais demorada, jantar, bebida e conversa. Um pouco mais informativa, mas também repetitiva.
.
E assim caminha o marketing médico no Brasil que , graças a uma margem de lucro fantástica, não precisa investir na qualidade da propaganda.
.
Lembra a falida GM, na época que a importação era proibida, as propagandas eram ruins de doer, mas a margem de lucro e a falta de opções, compensavam qualquer baixa qualidade.
.
E o mundo gira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados