segunda-feira, julho 05, 2010

Em lugar de um post, a palavra de quem é prejudicada


Prova para Obtenção de Certificado de Atuação na Área de Ecocardiografia da SBC
Há soluções!


Após realizar a Prova para Obtenção de Certificado de Atuação na Área de Ecocardiografia da SBC- Depeco, um sentimento de impotência, tristeza e inoperância baixou em mim. Estudei para o exame, fui a Minas Gerais para realizá-lo. Deparei-me com uma prova cruel, com questões extremamente longas, repleta de física... enfim para médicos que, como eu, com mais de dez anos de formados em Medicina, com Residências de Clínica Médica e Cardiologia (pelo MEC) não conseguiram se juntar aos recém formados que foram aprovados ! Um sentimento se espalhou pelos “corredores” do Congresso e diversos colegas “literalmente” do Brasil inteiro estavam arrasados com o exame. O Depeco (entidade que deveria nos representar) junto à SBC deveria ter a humildade de reconhecer o erro da prova, reavaliar o nível de corte do exame neste ano, publicando nova lista de aprovação, ou anular o resultado, mantendo,claro, os já aprovados e fazer nova avaliação.
Não vi nada escrito nem no site do DIC-Depeco e muito menos na SBC ,sobre o que se passou em Belo Horizonte. E todos nós estamos cientes da frustração de diversos médicos cardiologistas que se depararam com um exame tão pouco medidor de conhecimentos práticos em Ecocardiografia. Enquanto a “nossa” Sociedade se mantém tão distante de nós, médicos de outros estados (que não São Paulo), as demais, como a de Terapia Intensiva, estimulam seus membros a realizarem exames de Ecocardiografia....e lá vamos nós, cardiologistas, perder mais espaço! Não é errado eles buscarem isso! O injusto é o clamor de médicos do País inteiro que não conseguiram o tão almejado título, não por falta de estudo ou preparo, mas por serem submetidos a uma avaliação que em nada mede a competência de um ecocardiografista! Não pensem que este texto é um clamor isolado.... há diversos sites e blogs na Internet, de colegas, dizendo a mesma coisa... e nada aparece nos sites “oficiais”. No edital, constava que não cabiam recursos. Nunca vi nada tão pouco democrático! Ao observar que havia questões com gabaritos errados, tivemos que, humildemente, conversar nos corredores do Congresso com a comissão organizadora da Prova e mostrar cópias de páginas de livros que constavam no edital, pedindo que certas questões fossem anuladas.
Aos nossos representantes, peço que avaliem o que aconteceu neste último Congresso Brasileiro de Ecocardiografia . Houve um grande erro! Tenham a humildade de observar que não são os 80% dos médicos que realizaram o exame que estão despreparados. Ao invés de encherem as salas do Congresso com ecocardiografistas tentando revalidar seus Títulos, estão nos afastando da “nossa” Sociedade.

“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar.”

Dra. Cristina R.Gama Dornelles – CRM-MT 5698
.
(Texto postado na íntegra. Beto)

9 comentários:

  1. Anônimo4:55 PM

    Boa pontuação realizada pela colega Cristina,

    O problema está ai na nossa frente! Agora temos colocar um plano de ação.
    Sugiro aos colegas de TODOS estados manter um contato poe e-mail e formar um grupo e solicitar uma reunião com o membros do DEPOCO/DIC.

    Não adianta mais a gente mandar e-mail, pois eles são jogados ao vento. Temos que sim cara a cara frente com orgonização mostrar que temos força de ação e união de grupo.

    Tenho experiência nessa area como eu disse a vocês na greve de residentes que fizemos no pais.
    Mesmo tendo passado na prova achei injusta.

    Estou aguardando a ação dos prezados colegas e estou ao dispor para orientações se assim eu souber.

    Um forte abraço

    Leandro Serafim
    Salvador-BA

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:47 PM

    Caro Colega Leandro Serafim peço a gentileza de encaminhar este texto para todos os colegas de seu Estado! Já enviei para o Depeco/Dic, SBC e CFM. Mas ainda não me recebi resposta. Um abraço, Cristina Gama - CRM MT 5698
    cristinagama@cardiol.br

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:39 PM

    Pedido feito, pedido enviado... vamos unir forças..

    Anexado copia para Dr Assef também..

    Ubraços

    Leandro Serafim

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:28 PM

    Colegas,conforme já escrevi,está claro no edital que a forma de avaliação do depto. nào prevê recurso e portanto será inútil insistir em reinvindicações.

    Considero que o que se pode propor aos cardiologistas interessados em obter o certificado de habilitação em eco é simplesmente não se candidatar mais a esta prova até que os integrantes da próxima comissão de habilitação(2011) se manifestem sobre qual serão os novos critérios,porque esta comissão que aí está nada fará.

    A realidade é esta:
    Anestesistas que necessitam do certificado para realizar o eco esofágico trans-operatório não estão aptos a realizar a prova porque não são cardiologistas,cardiopediatras são obrigados a fazer a mesma prova que os cardiologistas de adulto,que por sua vez são obrigados a fazer uma prova com várias questões de cardiopatia congenita e de esofágico,mesmo que jamais tenham realizado estes exames.

    E todos,repito TODOS os doutores que mandam no método sempre souberam disto,e apesar de conhecerem amplamente a forma doa americanos de emitirem as habilitações por níveis de acordo com a area de atuação de cada profissional,nunca modificaram a brasileira.

    O momento é de dizer não a esta forma de avaliação,nem que para isso se tenha que abandonar a filiação ao depto.
    Não há a menor hipótese de eu investir tempo e dinheiro mais nesta certificação nestas condições.
    E devemos começar este movimento já.
    Obrigada.
    Valéria Salazar
    Tres Rios RJ
    salazarvaleria@yahoo.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:08 AM

    Caros colegas ,estou sim interessado em combater este tipo de avaliação injusta .
    Acredito que a melhor forma de combater seja o descredenciamento da DIC em conjunto dos 80 % dos não aprovados mais daqueles que pretendem prestar as provas .O clamor popular geralmente e infelismente acaba sendo obtido com mais empenho quando se interfere no bolso do departamneto ,tenham certeza disso!!
    Ex : a cada 200 descredenciados X R$ 400,00 de anuidade daria um prejuizo de 80.000 sem contar que serão 200 a menos a prestar a prova de título de 2011 o que daria 160.000,00 para este ano só em défict .
    Deve-se montar de forma organizada ou atravez deste site ou blog a ser criado etc ..A lista de todos aqueles que pretendem aplicar esta atitude .
    Enviar ao DIC antes do efetivo descredenciamento, a lista com os nomes, e dar um prazo de 1 semana para obtenção de uma resposta documentada e favorável a uma nova resolução da prova de tíulo e a exigência de revisão da prova atual e redução se possível da nota de corte e ou desvio padrão.

    ResponderExcluir
  6. André Vidal10:08 AM

    Caros colegas
    Vejo que a preocupação em relação a provas é de todos. Principalmente como a forma de avaliação que é obscura e com respostas subjetivas abrindo um leque para diversas interpretações.
    É inadmissível que uma sociedade tão forte como a de cardiologia onde somos representados pelo DIC/DEPECO permaneça de maneira onipotente e injusta não revendo critérios para uma avaliação justa que meça realmente o conhecimento..
    Digo não a isto!!!!
    Temos que unir forças para garantir um departamento representativo....

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:41 PM

    Cristina Gama pergunta:
    Como podemos conseguir o email de todos os colegas que fizeram a prova de título de Eco este ano? Vamos tentar enviar o meu texto para eles, informar sobre este Blog... pelo menos para despertar para uma possível solução do problema. Sempre é possível um diálogo!
    cristinagama@cardiol.br

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:03 PM

    Caros Colegas,

    Devemos agir de forma organizada e ordenada e debater de maneira lúcida e até de maneira legal, sabendo de nossos direitos e deveres.

    Sugiro o que a colega Cristina sugeriu, mandar um e-mail para para todos os demais colegas., criar Pagina no orkut.. blog.. enfim..a partir dai trocar e-mail, telefonemas.

    Sugiro que sejam eleitos representantes de cada região, e esses representantes serem a voz do demais colegas..

    Vou divulgar seu e-mail ( Cristina aos colegas da Bahia)

    Forte abraço

    Leandro Serafim

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:41 PM

    concordo com os comentarios; fiz esta prova e a do ano passado em fortaleza!!! ha, sem duvida nenhuma, uma forma inapropriada na maneira de realizar a prova; o problema é que tenho a impressao de que isto é proposital, e nao vai mudar com a mudança simples de comissao de habilitação - se houver um loby dos presidentes de unimed, por exemplo, nós nao teremos como reverter a situação sem provocar uma desfiliação em massa, o que levaria a uma instabilização do dic; em santa catarina a unimed ja esta exigindo a prova de titulo para novos credenciamentos!! ou seja, acho que a diretoria do dic esta representando o interesse de reserva de mercado......
    aldo//// concordia/sc

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados