quinta-feira, agosto 05, 2010

A prova do título 2010 deve ser refeita.


.
Hoje obtive uma informação que demonstra, sem deixar dúvida, que a prova do título de 2010 foi mal feita, desordenada e prejudicial.
.
A aprovação de ecocardiografistas formados em uma das 3 melhores residências de ecocardiografia do Brasil foi ZERO.
.
Essa residência, se não for a melhor do Brasil, conta ainda com os melhores professores e equipamentos. E é dada no melhor hospital de cardiologia do país.
.
Caso esses ecocardiografistas não sirvam para fazer o exame, será melhor mudar de hemisfério...
Pois ninguém serve, então!
.
Contra fatos não há argumentos. É refazer a prova ainda esse ano e ser justo com quem se dedicou a aprender ecocardiografia.
.

10 comentários:

  1. Anônimo11:07 AM

    Cristina Gama comenta;
    Li no Jornal da SBC que a Prova de Título de Cardiologia foi formulada com questões retiradas de um Livro, elaborado pela SBC, com este propósito! Achei a idéia brilhante! O DIC/Depeco deveria fazer o mesmo! Como ainda não há uma literatura específica para seguírmos, a SBC deveria orientar o Depeco a formular um CURSO OFICIAL da SBC, totalmente atualizado, PREPARATÓRIO para a obtenção do Certificado em Eco! Desta forma as questões deveriam ter ORIGEM no conteúdo deste curso e assim eles "moldariam" como deve ser o Ecocardiografista Titulado"!!! É muito triste escrevermos tudo isso aqui.... e nada acontece no Depeco!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo - RJ11:21 AM

    Como assim nenhum residente aprovado na melhor, maior , mais bem equipada e com os melhores profissionais de eco do Brasil ??? Dante teve 10 residentes aprovados.
    Ou você se referia ao Incor ?


    Ricardo - RJ.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:22 AM

    Posso ter uma Ferrari , mas mesmo assim não ser bom motorista!( quem diga Rubens...)

    Conceitos devem ser revistos, e analisados. Fiquei muito decepcionado com a baixa mobilização efetiva ( não quero dizer por emails e nem pelo Blog) dos colegas ecocardios ( tanto dos que passaram como os que não).
    Pois é muita fácil excluir um e-mail ou deixar de ler uma página na web, mas a reclamação presencial de forma lúcida e bem guiada, essa aí é e sempre será muita mais difícil de burlar.

    Um abraço
    Leandro Serafim
    Salvador -BA

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:35 PM

    O Incor tb aprovou os residentes. As duas melhores e maiores residencias são essas,qual a terceira mais bem equipada.....

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:02 PM

    Bem,uma possibilidade seria o fato de ter sido necessario a anulaÇao de 3 quest. para ser possivel uma aprovaçâo minima.
    Talvez sem essa atitude a aprovação teria sido ZERO.
    Claro que alguns ecocardio estudaram suficientemente para passar nessa prova de alto nivel.

    ResponderExcluir
  6. O foco dessa postagem é que a reprovação da maioria dos residentes de uma residência reconhecidamente boa, mesmo que não seja a melhor, evidência uma prova mal feita e mal aplicada.
    Qual é a melhor será assunto de uma pesquisa a seguir.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4:20 PM

    Está previsto uma nova greve dos residentes. Estou meio por fora porque obviamente não faço mais parte Associação dos Médicos Residentes como outrora.

    1-Quem é residente hoje, poderia entrar em contato com ANMR ( Associação Nacional dos Médicos residentes) e colocar entre os pleitos,revisão nos critérios de aprovação no titulo. O futuro depende de vocês.

    2- Está em fase de discussão a frente da AMB junto com Governo Federal a questão em se disponibilisar vagas de residencia para TODOS recém formados, baseado em pesquisa de mercado e demandas regionais. Aí que ao meu ver poderão existir alguns problemas em mal formação se tal ação não for muito bem planejada.

    3- Quero dizer com isso que há uma movimentação muito grande da AMB em só "aceitar" medicos especialistas ( leia-se com titulo pelas referidas sociedades, no nosso caso DEPECO). E caso nosso sociedade mantenha essa forma de avaliação, muitas pessoas boas poderão ficar de certa forma a margem do mercado de trabalho, pois como explo aqui na BA, para se credenciar a convênios é necessario apresentar Titulo.

    "abrolhos..abrolhos!!!!......"

    Abraço
    Leandro Serafim

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:18 PM

    Acho que para ser um bom ecocardiografista, são somente 2 chances, 1ª fazer residência de ECO logo apos ter feito cardio, porem só ficara bom apos experiência, na residência mesmo de grandes serviços não são suficientes, clinica, clinica fala mais alto. Ou 2ª fazer cardio e depois de uma boa experiência clinica fazer um curso de ECO foi o que fiz, não me arrependo, nem estou la preocupado com títulos, mas tenho visto cada mancada!!!


    EZEQUIEL AGUAI-SP

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:29 PM

    Cristina Gama comenta:
    Acho que todos que escrevem no Blog deveriam se identificar! É muito fácil "jogar" palavras na Web e não se responsabilizar por elas! Parabéns aos que assumem o que escrevem! Grande abraço, Cristina Gama - MT

    ResponderExcluir
  10. Já está mais do que comprovada a incapacidade do DIC de fato avaliar os que prestaram a prova de título. Não cabe aqui discutir qual é a melhor formação na área, mas sim registrar mais uma prova do que estamos repetindo há meses. Pena que o departamento que nos deveria representar se fecha aos nossos questionamentos.

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados