quarta-feira, junho 08, 2011

Faça como os europeus?

5 comentários:

  1. Anônimo2:48 PM

    Parabens pela chamada de atenção. Tenho visto exames realizados em renomados laboratórios de análises clinicas, onde as medidas são realizadas pelo bidimensional ou pelo modo M em corte paraesternal eixo longo. Será que estes laboratórios tem mais conhecimento que a ASE e a European society? Fica o alerta!

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu desde residente nunca engoli que o eixo curto era a melhor opção, mesmo naquela época sendo uma "heresia" medir no eixo longo...
    Sempre me pareceu óbvio que o eixo longo possibilita uma melhor correção da angulação da linha de medida (no M ou B-mode).
    Aí apareceu o M-anatômico, grande avanço tecnológico feito para ser realizado no eixo longo, os americanos corroboraram a superioridade dessa técnica e a insentivaram, assistimos uma drástica redução dos falsos remodelamentos e hipertrofias em jovens normotensos e assintáticos...
    Então, caros colegas, eu fico com o eixo longo e não abro mão!!!

    ResponderExcluir
  3. Correção:

    incentivaram e assintomáticos

    Ato falho, na correria da digitação...

    Hehehe!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:18 PM

    Fato é, medida boa é medida bem feita! Seja pelo corte paraesternal eixo curto ao nível dos musculos papilares, seja pelo eixo longo utilizando o modo M anatômico para evitar cortes não perpendiculares. Desta maneira utilizamos estes metodos como complementarres e não concorrentes.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:04 AM

    Será que estes laboratórios tem mais conhecimento que a ASE e a European society?
    A recomendação da ASE e da European society é PARA FAZER MEDIDAS PELO PARAESTERNAL EIXO LONGO. O eixo curto é uma alternativa quando não for possível fazer no eixo longo.

    2D OU Modo M depende do alinhamento

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados