HIPERTROFIA SEPTAL ASSIMÉTRICA PODE CAUSAR OBSTRUÇÃO MUSCULAR DINÂMICA DE VIA DE SAÍDA DO VE, COM ESPECTRO DE DOPPLER COM PICO TARDIO E GRADIENTE ELEVADO, CERTO?
PORÉM HIPERTROFIA CONCÊNTRICA OU REMODELAMENTO, COM VOLUMES SISTÓLICOS FINAIS PEQUENOS, PODEM CAUSAR PADRÕES SEMELHANTES DE ESPECTRO DE DOPPLER SÓ QUE CAPTADOS NO TERÇO MÉDIO E COM GRADIENTES BAIXOS...
Acho muito interessantes estes posts de "recordar". Aguardo por muitos outros.
ResponderExcluirSão de autoria do Dr. Guilherme. Seu dia a dia de ecocardiografista o coloca em contato com as dúvidas frequentes do exame. Parabéns e espero que ele continue!
ResponderExcluirSemana passada refiz um exame , já realizado por mim anteriormente, no qual desta vez encontrei gradiente de 190 mmHg na VSVE por SAM.MAs confesso que fiquei com certa dúvida, pois a despeito de ter tido cuidado de não alinhar como jato da insuficiência mitral,foi discrepante o aumento do gradiente quando comparado com o exame de 1 ano atras.O que fazer para não superestimar estes gradientes quando a direção dos jatos são semelhantes?A curva do doppler manteve-se com padrão de obstrução subvalvar , pelo menos isto me guiou.Podes acrescentar mais dicas?
ResponderExcluirAbraços
Ernani Peres
Caro Ernani, quanto ao gradiente com pico tardio típico da HSA com SAM, no Ecostress de esforço vemos ,frequentemente, elevações acentuadas dos gradientes com pequenos níveis de esforço. Já vi elevação de 54 para 133 mmhg com apenas um aumento na frequencia cardíaca de 62 para 87 bpm!
ResponderExcluirPor isso, é importante checar a frequencia cardíaca durante os exames antes de compará-los.
Abraço
Também ajuda se for usada uma janela apical intermediária, mais alta, onde a via de saída fica mais evidente e separada da valva mitral.
ResponderExcluir