quarta-feira, abril 28, 2010

SOCESP 2010 : Pôster que vale a visita (3)


TREINAMENTO DE MÉDICOS RESIDENTES EM CARDIOLOGIA COM ECOCARDIÓGRAFO PORTÁTIL. AVALIAÇÃO INICIAL DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E RESULTADOS PRELIMINARES.
VICENTE NICOLIELLO DE SIQUEIRA; Antonio C Carvalho; Ângelo A V de Paola; Orlando Campos; Valdir A Moises

DISCIPLINA DE CARDIOLOGIA; EPM/UNIFESP

Introdução: Os ecocardiógrafos portáteis (EcoP) têm potencial para auxiliar o cardiologista clínico nas decisões diárias, principalmente nas urgências. Este estudo teve por objetivo treinar médicos residentes (MR) em cardiologia, sem experiência prévia em ecocardiografia, para utilizar um EcoP e realizar um exame dirigido.

Métodos: A primeira etapa consistiu de prova teórica de ecocardiogrfia seguida de 4 aulas teóricas (1 hora cada), observação de 50 ecocardiogramas, realização de 30 exames com EcoP sob supervisão, em pacientes ambulatoriais, e nova prova de avaliação teórica. A segunda etapa consistiu da realização de 30 exames com EcoP em pacientes hospitalizados, com avaliação de itens específicos. Os resultados foram comparados ao relatório do exame realizado logo após por ecocardiografistas experientes. Foram considerados: análise subjetiva do tamanho das cavidades, da espessura miocárdica, da função sistólica global e segmentar de ambos os ventrículos, do aspecto morfológico e funcional das valvas, e do pericárdio. Foram utilizados EcoP (SonoSite Titan e Micromaxx) com transdutor de 4 MHz com imagem bidimensional e Doppler espectral e em cores. A comparação entre as provas teóricas antes e após o treinamento foi realizada por teste t pareado.

Resultados: 12 MR participaram do estudo. A avaliação e o treinamento de cada MR foram realizados individualmente e em um período aproximado de 30 dias. O acerto na prova teórica após o treinamento foi significantemente maior do que na prova inicial, respectivamente, 51,3% e 86,3% (p=0,00023). Após o treinamento houve alto percentual de acerto geral (91%) em relação ao laudo do ecocardiografista experiente. Os itens com maior acerto foram: função ventricular esquerda global (84%) e segmentar (95%), função ventricular direita (97%) e hipertrofia ventricular esquerda (91%).

Conclusão: Os resultados sugerem que um treinamento teórico e prático simples no uso de EcoP prepara adequadamente MR para realizar ecocardiogramas dirigidos e deveria ser incorporado aos programas de residência médica em cardiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados