segunda-feira, abril 26, 2010

Temas livres imperdíveis da SOCESP 2010 (3)


.
CORRELAÇÃO DO AUMENTO DO VOLUME DO ATRIO ESQUERDO E DISFUNÇÃO DIASTÓLICA DO VENTRICULO ESQUERDO
LILIA MARIA MAMERI EL AOUAR; DIANA MEYERFREUND; MARCELO BALDO; YARA BRASIL; SERGIO LAMEGO; NABIH EL AOUAR; JOSE GERALDO MILL

MEDCENTER PRAIA DA COSTA-ES; UNIVERSIDADE FEDERAL DO E.S.

.Introdução: O reconhecimento da disfunção diastolica do ventrículo esquerdo é de fundamental importância no prognostico e tratamento de doença cardiovascular. O aumento anormal do volume do atrio esquerdo (VAE) indexado é mais sensível em detectar estágios avançados de disfunção diastólica (DD) e vem sendo descrito como marcador de fibrilação atrial, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. O diagnóstico ecocardiografico de disfunção diastólica vem aumentando em sensibilidade e especificidade associando parâmetros de Doppler transmitral e tecidual, entretanto parâmetros como idade e sexo devem ser levados em conta.
Métodos: Em 727 pacientes, sem arritmia atrial, doença congênita do coração, doença valvular ou marcapasso permanente indicados clinicamente para realização de ecocardiograma transtorácico de repouso de janeiro a outubro 2009 ,foram determinados o volume do AE (Metodo de Simpsom) e o grau de disfunção diastólica segundo diretriz da Sociedade Americana de Ecocardiografia de 2009.
Resultados: Dos 727 pacientes 56% mulheres, 43% hipertensos, 8% diabéticos e 42% HVE em somente 7 (1%) a fração de ejeção foi menor do que 50%. A prevalência de DD foi de 27% da totalidade dos indivíduos (9,1% e 7,5%) grau I, (5,5% e 5,2%) grau II no sexo masculino e feminino respectivamente, e apenas 4(0,6%) pacientes apresentaram-se no grau III padrão restritivo de DD. A relação Ea/Aa foi menor no sexo masculino em todas as faixas etárias mesmo após ajuste para idade e IMC(p<0,001). A relação E/Ea apresentou melhor correlação com aumento do VAE, foi maior no sexo feminino em todos grupos etários. Mesmo após a exclusão dos pacientes com hipertensão, observa-se que o VAE aumenta com a idade e é maior no sexo masculino, o que se inverteu a partir dos 60 anos.
Conclusões: O volume do átrio esquerdo se correlacionou positivamente com idade, massa de ventriculo esquerdo, grau de disfunção diastólica e relação E/Ea do estudo Dopller e negativamente com a fração de ejeção (P<0,001).

Um comentário:

  1. Lilia Maria Mameri El Aouar11:33 AM

    Estamos muito felizes por nosso trabalho ter sido considerado pelos colegas, um dos 3 temas livres imperdíveis da Socesp 2010. O trabalho foi debatido e suscitou grande interesse de numero significativo de associados e congressistas também no congresso de Ecocardiografia. Já está em andamento para publicação .
    Abraços,
    Lília M. Mameri El Aouar

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados